A carregar Eventos

« All Events

  • Este evento já decorreu.

Prática/Festa • Time Out & Dance • Blues, Samba e Swing

18 Agosto @ 19:00 - 23:00

Voltamos a dançar no Time Out Market Lisboa – o antigo Mercado da Ribeira – um espaço tradicional mas inovador no que toca a gastronomia, cultura e lazer.

Juntamos boa comida e boa música com um pé de dança para descomprimir e carregar baterias.

Neste Time Out & Dance, a Swing Station junta-se ao Espaço Baião e aos Sambistas de Lisboa para proporcionar muita dança com um/a DJ da Swing Station a representar o Blues e o Swing e um/a DJ do Espaço Baião a representar o Samba de Gafieira.

Entrada livre.


= Sobre a dança Blues =
O Blues tem as suas raízes em ritmos e movimentos de danças africanas e é uma dança que valoriza a expressão pessoal. Com uma ampla variedade de ritmos e sentimentos que vão desde a dança mais íntima em abraço fechado à total alegria de dançar em ambiente de festa é a dança perfeita para quem quer dançar com alma e coração.

= Sobre o Samba de Gafieira =
O Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão de ritmo sincopado e cheio de swing que surgiu em bailes populares (chamados de “gafieira”) no Rio de Janeiro no início do século XX. Hoje esta dança é praticada por cada vez mais adeptos em todo o mundo. Dançado ao som do Samba, a elegância e malandragem misturam-se para formar um estilo único de dança a dois.

= Sobre as danças Swing =
O “grandaddy of all swing dances”, o Lindy Hop é uma dança contagiante pela sua alegria e a energia que transmite. Esta foi a dança que reinou nos salões de baile em Nova Iorque nos anos 30 e contagiou uma geração inteira, espalhando-se pelo mundo fora. Uma dança cheia de ritmo e com bastante espaço para o improviso.
A Balboa, em contrapartida, é uma dança mais íntima e súbtil. A forma original era dançada numa posição completamente fechada, peito a peito. Agora mistura-se uma posição um pouco mais aberta para incluir voltas e fancy footwork e até passos aéreos! Uma dança elegante, a maior parte do movimento acontece nas pernas, com variações de ritmo e voltas.

= Sobre a Swing Station =
A Swing Station, o primeiro projecto em Portugal que promove a música e as danças vintage americanas (desde 2007, sob o nome Lindy Hop Portugal), foi fundada pela americana Abeth Farag e tem sede em Lisboa. Paralelamente à formação de alunos, de professores e de animadores, a Swing Station produz eventos, festas e festivais, nomeadamente o Atlantic Swing Festival em Lisboa (desde 2011) e o Atlantic Blues no Porto (desde 2014).
Para além de apresentar as danças como actividade de lazer para o público em geral, a Swing Station também produz workshops, animações, festas, casamentos, sessões de DJ, concertos, team-building e muito mais. O objectivo da Swing Station é levar as danças Vintage Americanas e a sua alegria para todos os cantos do país.

= Sobre o Espaço Baião =
Fundado em Janeiro de 2010, por Enrique Matos, o Projecto Forró de Lampião é um projecto que promove a cultura brasileira além fronteiras e que visa dar a conhecer um pouco mais sobre as origens musicais deste país tendo como “carro chefe” o Forró. O projecto cresceu e com ele nasceram concertos, bailes, workshops, ateliês de instrumentos, palestras e muito mais. Como produto principal, o projecto Forró de Lampião tem, todos os anos, o Baião in Lisboa Festival, um dos maiores e mais conceituados festivais de Forró da Europa, que conta com a participação anual de mais de 300 participantes vindos dos quatro cantos do mundo.

= Sobre o Grupo Gafieira de Lisboa =
Em Julho de 2012, antigos aluno do Prof. Luis Fernando, pioneiro do Samba de Gafieira em Lisboa, decidiram criar uma prática semanal, com o intuito de manter esta dança viva em Lisboa, após o regresso do professor ao Brasil. Desde então, este grupo reune-se todas as quintas-feiras, das 20h30 às 22h30 em locais anunciados semanalmente, para praticar esta dança de salão que tem origens no Rio de Janeiro, dançando e partilhando conhecimentos, sob a filosofia de que “todos somos alunos e todos somos professores”. Os encontros decorrem num ambiente informal e familiar e sem objectivos lucrativos, com um grupo crescente de praticantes, e fazem já parte do roteiro dos amantes de Samba de Gafieira do resto da Europa. Enquanto está bom tempo, levamos também o samba para fora de portas, em datas e locais anunciados pontualmente.

Local

Time Out Market
Av. 24 de Julho 49
Lisboa, Lisboa 1200-109 Portugal
+ Mapa do Google
Site:
https://www.timeout.pt/

Local

Time Out Market
Av. 24 de Julho 49
Lisboa, Lisboa 1200-109 Portugal
+ Mapa do Google
Site:
https://www.timeout.pt/