Balboa é uma dança swing dos anos 20 e o seu nome tem origem na península onde nasceu, na Califórnia.

A dança evoluiu com o objectivo de ocupar pouco espaço, em resposta às regras firmes dos salões de baile nessa zona, que se encontravam demasiado cheios para outras danças como Charleston, com os seus kicks exuberantes.

A forma original da dança chama-se “Pure Balboa”. Dançada numa posição completamente fechada, peito a peito, numa postura direita, esta dança exige uma conexão forte, com foco na mudança de peso e nas variações dos pés (“footwork”), a mexer sempre em sintonia, sem voltas, sem momentos de espaço entre os pares.

O outro lado de Balboa chama-se “Bal-Swing”, em que existem movimentos com mais espaço entre os pares e assim mais oportunidade para movimentos dinâmicos, incluindo voltas, dips, tricks e até passos aéreos. No entanto, o padrão de passos é baseado nos passos de Pure Bal.

Balboa baseia-se maioritariamente em padrões de 8 tempos divididos em 2 momentos de 4 tempos. A maior parte do movimento acontece nas pernas, com variações de ritmo e voltas. Apesar de conhecida como uma dança com ritmos bastante rápidos, Balboa também é para músicas mais lentas.

Novas Turmas

Abertura de novas turmas nestas datas:

28 de Setembro de 2017 à 5a-feira, 20:00 – 21:20

Se não puderes integrar esta turma, fala connosco para registar interesse numa próxima turma (data / dia / horário para definir)

Níveis Evolutivos

O percurso de níveis para aprender a dançar Balboa!