O Collegiate Shag (ou “Shag”) é uma dança a pares feita principalmente para swing e pré-swing jazz mais rápido com os seus kicks caraterísticos e uma personalidade um pouco rebelde.

O termo “Collegiate” é usado com “Shag” às vezes, sendo um termo descritivo para explicar quem ou como uma dança foi feita. por exemplo Collegiate Waltz, ou Collegiate Fox Trot.  Dito doutra forma, simplesmente, foi assim que os “College Kids” fizeram a dança Shag!

A origem exacta do Shag não é fácil de apontar.  Pertence à família swing das danças vernaculares americanas que surgiram nas décadas de 1920 e 30.  Resumidamente, o Shag entrou na moda em várias formas dependendo da região dos EUA, mas também os passos de Shag foram incorporados noutras danças da altura.

Ao longo do tempo, os estúdios de dança começaram a usar o Shag “simples”, “duplo” e “triplo”, para separar os estilos à base de quantos passos “slows” havia nesse estilo.  O Collegiate Shag de hoje é normalmente chamado de “Double Shag”. O Double consiste em passos de step-hop, step-hop, step, step (ou lento, lento, rápido, rápido).

Tradicionalmente dançado em posição fechada, com footwork rápido e kicks, ao contrário do Charleston, os kicks do Shag são feitas no “off-beat” em vez do “down-beat” – ou seja, no 2, 4, 6, 8 da música!  Também para se difere do Charleston, esta dança vive mais do “shuffle” do que do salto.

Novas Turmas

Haverá um workshop de Collegiate Shag em Outubro a fim de angariar alunos suficientes para uma turma:

à 4a-feira, 20:00 – 21:15

Se não puderes integrar esta turma, fala connosco para registar interesse numa próxima turma (data / dia / horário para definir)

Níveis Evolutivos

O percurso de níveis para aprender a dançar Collegiate Shag!