O Lindy Hop é a dança swing original.

Liga movimentos e ritmos das danças africanas e elementos das danças europeias. Com ritmos sincopados que vêm da música swing, é uma dança com energia e alegria, com bastante espaço para o improviso.

Embora recente em Portugal, o Lindy Hop já anda por aí há muito tempo. Também conhecido como Jitterbug, nasceu no Harlem nos finais dos anos 20 e espalhou-se pelos Estados Unidos. Este foi um período caracterizado pela música swing, uma música de improviso e ritmos novos, com influências do Ragtime e Blues, uma música que nos faz logo bater o pé.

Esta dança social a pares tem muitas influências do Jazz (vintage, não da versão moderna), do Sapateado, do Charleston (que teve um boom nos EUA nos anos 20), e de várias outras danças da época. O Breakaway era uma dança da altura que começou a utilizar elementos do Charleston e acabou por dar origem ao Lindy Hop.

Freneticamente dançado nos salões de Nova Iorque ao som de Big Bands nos anos 30 e 40, com o pós-guerra surgiu uma nova abordagem musical e o Swing foi como que guardado… até que, nos anos 80, um grupo de pessoas encontrou vídeos antigos desta dança contagiante e decidiu procurar os veteranos e pedir-lhes que lhes ensinassem tudo o que havia para saber.

Foi o regresso do Lindy Hop, que se disseminou pela Europa e Estados Unidos, e Portugal não está fora do movimento: dançado por cá desde 2007, já contagiou centenas!

Novas Turmas

Abertura de novas turmas nestas datas:
4 de Setembro de 2017 com um curso intensivo de First Steps

27 de Setembro de 2017 à 4a-feira, 20:00 – 21:20

8 de Janeiro de 2017 à 5a-feira, 21:20 – 22:40

A próxima turma abrirá entre Fevereiro e Abril em horário a definir.  Se estiveres interessado/a, fala já connosco: escola@swingstation.pt

Níveis Evolutivos

O percurso de níveis para aprender a dançar Lindy Hop!