Step Into Swing Dance são workshops mensais temáticos para aprender várias bases das danças swing!

Talvez tenhas ouvido música jazz desde sempre ou talvez só agora estejas a descobrir o lado swing do jazz, mas sabias que esta música se dança? 

Step Into Swing Dance  vai introduzir-te nas bases que necessitas para aprender a dançar com diferentes músicas swing. Nestes workshops de 4 aulas, vais aprender bases de Lindy Hop, Balboa, Charleston, Collegiate Shag, etc.

Temos diversos temas todos os meses em formato de workshop (de 3-4 aulas) para que possas explorar as danças swing ao teu ritmo e gosto. Escolhe os temas que queres fazer ou faz o ano inteiro de módulos para ganhares uma ideia mais completa deste mundo da dança swing!

Inscreve-te com ou sem um par. Os pares não são fixos nas aulas e vamos experimentar os diferentes papéis na dança swing – leader e follower.  Por isso não estamos preocupados em manter um equilíbrio estrito nestas aulas entre os papéis. O nosso objetivo é apenas pôr-te a mexer e a dançar jazz!

Quando entrar?

Podes fazer os workshops que quiseres!  A informação dos temas e as inscrições vão sair todos os meses na nossa agenda.

Misturado Cowork à 4a-feira, 20:15-21:15

Datas dos próximos workshops:

2, 9, 16, 23 de Outubro de 2019

30 de Outubro, 6, 13, 20 de Novembro de 2019

27 de Novembro, 4, 11, 18 de Dezembro de 2019

8, 15, 22, 29 de Janeiro de 2019

5, 12, 19, 26 de Fevereiro de 2019

4, 11, 18, 25 de Março de 2019

1, 8, 15, 22 de Abril de 2019

6, 13, 20, 27 de Maio de 2019

3, 17, 24 de Junho de 2019

Poderá haver algumas alterações ao longo do ano.  Se estiveres interessado/a, fala connosco: escola@swingstation.pt

Workshops Temáticos – todos nível Bases

Alguns dos temas que vamos abordar nas aulas para te dar uma introdução ao mundo da dança swing!

1920s Partner Charleston

A dança frenética dos anos 20, mas com par!   Sempre quiseste saber dançar esta dança louca que vês nos filmes antigos? Vem sentir o jazz quente da altura em que o jazz era novidade e o Charleston era “all the rage”.  Vais-te contagiar pela batida da música e dos movimentos!

Dancing in 6 counts

A música swing é baseada em ritmos de 4 tempos e o Lindy Hop dança-se com passos de 8 tempos, de 6 tempos, até de 4 tempos, criando grandes possibilidades musicais! Podemos dançar apenas com movimentos de 6 tempos. Esta dança chama-se “East Coast Swing” mas, no fundo, são os passos de 6 tempos do nosso grande Lindy Hop! Este módulo é dedicado a passos que ocupam 6 tempos e movimentos musicais para resolver os padrões de 4 tempos da música. Vamos dançar os ritmos “quick, quick, slow, slow” e “step, step, triple step, triple step”. Serão esses os mantras do mês para o ritmo entrar no corpo e poderes dançar com formas e movimentos muito variados dentro de 6 tempos!

Bal-Swing Outs & Ins

Bal-Swing é a dança perfeita para as músicas mais rápidas! Dançar próximo com o footwork mais pequeno possibilita-nos movermo-nos rapidamente pela pista. Bal-Swing vem da mistura Swing e Balboa de Los Angeles, era dançado na Califórnia nos anos 1920/30 e actualmente é considerado uma parte do que agora chamamos Balboa. O foco está no footwork – que pode ficar muito “fancy”!  A base de Bal-Swing, chamada “outs & ins” é um movimento de 8 tempos. Pode-se girá-lo, movê-lo para frente e para trás e lado a lado. A partir dos Outs & Ins, pode-se entrar em voltas e muito movimento “twisty”. Vem explorar esta dança nascida na costa da Califórnia!

Lindy Charleston

Charleston, a popular dança dos anos 20, foi adaptada nos anos 30 para se adequar à música swing que surgiu nesta época das big bands. O passo básico de 8 tempos de Charleston tornou-se parte do Lindy Hop e os Lindy Hoppers desenvolveram outros passos com esses “kicks” do Charleston para contrastar com outros passos básicos do Lindy Hop. Vem aprender o passo base de 8 tempos de Charleston e algumas variações que são perfeitas para usar com música swing mais rápida!

Quicks & Slows

Se consegues “feel the beat”, consegues dançar! Começar a dançar é tão simples como andar – rápido ou lento! Andas em todas as batidas – “quicks” ou andas de 2 em tempos – “slows”. Misturando “quicks” e “slows” já te dá a possibilidade de te mexeres bem com a música swing – sobretudo quando a música fica mais rápida! Vais aprender passos parecidos com passos de “East Coast Swing” que facilitam dançar numa posição aberta, passando pelo par e fazendo voltas. Se souberes dançar alguma coisa de Charleston, estes passos servem bem para fazer de transição entre passos de Charleston e também para descansar dos “kicks” todos! Depois deste workshop vais-te sentir bastante confiante para dançar socialmente em práticas ou festas com música swing! E na verdade, podes usar estes passos com vários tipos de música!

Tandem Charleston

O passo básico de 8 tempos de Lindy Charleston aqui é feito com o/a follower à frente do/da leader, como uma bicicleta “tandem” em que andam 2 numa bicicleta, a fazer tudo em sintonia.  Aqui fazem o passo com os mesmos pés no mesmo ritmo, a pessoa atrás como uma “sombra” e por isso é que também se chama “Shadow Charleston”. Esta forma dá para ritmos diferentes, voltas e risos! Aprende a dançar numa posição que provávalmente nunca imaginaste e diverte-te muito!

Dancing in 8 Counts

Neste workshop vamos focar-nos nos passos de 8 tempos. “Step-step-triple step, step-step-triple step” ou “quick-quick-slow, quick-quick-slow”. Serão esses os mantras do mês para o ritmo entrar no corpo e poderes dançar com formas e movimentos muito variados dentro de 8 tempos!< [/av_tab]

Swing Outs & Circles

O passo fundamental e icónico do Lindy Hop é o swing out – uma forma rítmica para chegar a uma posição aberta com o par, onde existe muita liberdade para o improviso. Os “Circles” permitem-nos fechar de novo e começar tudo outra vez!  Neste workshop vamos focar-nos nestes passos de 8 tempos e outros que ajudam a perceber a linha do swing out e a rotação do circle. “Step-step-triple step, step-step-triple step” será o mantra do mês para o ritmo entrar nos pés e poderes dançar estes passos cheios de estilo no Lindy Hop!

Pure Balboa

Balboa é uma dança swing dos anos 20 nascida na California. Ocupa pouco espaço e assim é possível poupar energia mesmo com músicas bastante rápidas!  Vamos focar-nos na forma original de dançar – “Pure Balboa”.  Dançada numa posição completamente fechada, peito a peito, numa postura direita, esta dança exige uma conexão forte, com foco na mudança de peso e nas variações dos pés (“footwork”), a mexer sempre em sintonia com quicks e slows para criar os passos.

Dancing Slow & Sweet

Neste workshop vamos focar-nos em formas de dançar quando a música baixa a velocidade.  Vamos explorar a conexão close embrace – uma posição peito a peito para dançar em sintonia com o par, mas também ver outros passos possíveis com música mais lenta e doce.