Um fim-de-semana dedicado à dança a solo! Vais descobrir o ritmo e movimento no teu corpo e como te expressares melhor através da linguagem da dança!

Apesar do foco ser nos movimentos jazz e blues, estamos muito contentes por podermos misturar diferentes ritmos e incluir outros tipos de danças a solo para alargarmos os nossos horizontes!

Vamos explorar o jazz e o blues em diferentes contextos, como movimentos de dança jazz noutros estilos musicais ou o Latin Blues, bem como ritmos e malabarismos! As aulas de sábado serão dedicadas à exploração de estilos que nos alargam os horizontes: samba no pé, hip hop, house, isolamentos corporais, floorwork, dança africana.

As festas de sábado e domingo vão pôr-nos a misturar estilos de dança com outros ritmos e músicas diferentes, dançando sozinho ou com um par: tu escolhes! Nós só queremos que abras o teu coração e a mente e abraces a música e dances de muitas formas diferentes.

A nossa ideia é que Lisboa é a cidade certa para vir explorar diferentes danças. Há uma forte mistura de culturas na cidade e as comunidades de dança gostam de se misturar porque todos temos uma coisa em comum – só queremos dançar!

7 horas de workshops com estrutura “cria a tua própria aventura”! Workshops sexta-feira à noite, sábado e domingo à tarde.
• Nível aberto de aulas que nos fará sair do piloto automático e descobrir a dança com música diferente! Jazz out of the box, Latin Blues, Samba no pé, Afro-tribal, Hip hop, House, Isolations, Floorwork.
Aula sobre como preparar o corpo para dançar – com uma fisioterapeuta!
• Alongamentos em grupo no final do dia.
• 3 festas a misturar vários ritmos e formas de dançar!

Preços

Weekender Early Bird – até 7 de Setembro: 80€
Weekender Full Price – após 7 de Setembro: 90€
Só festas: pagar à porta – brevemente disponível

16 – 18 de Novembro de  2018

Professores:

Professores que vão dar ritmos diferentes :
Brevemente disponível!
Temos professores fabulosos cá em Lisboa a dançar uma variedade de ritmos e estilos.  Juntam-se este fim-de-semana para nos tirarem para fora da caixa e alargarem os nossos horizontes dançantes.
Gabriel Silva – Samba no Pé
Stella Capapelo – Afro-Tribal
Maria Antunes (Mary Orchidaceae) -Body Isolations & Hip Hop
Lucia Afonso (Blue Orchidaceae) – House
Letícia Santos (Cookie Orchidaceae) – Floorwork

Swing Station teachers:
 

 

Programa resumido:

Workshops: sexta-feira ao fim da tarde, sábado & domingo à tarde no Lisboa Ginásio Clube
Festas: sexta-feira em sítio a anunciar; sábado na Fábrica Braço de Prata; domingo no Time Out Market Lisboa

* Horário mais detalhado brevemente disponível!

Workshops de dança – Escolhe a tua própria aventura!

1º: inscreves-te no fim-de-semana de workshops – um total de 7 horas de workshops + sessões de aquecimento e alongamento.

2º: quando o horário completo sair,  escolherás as aulas que desejas fazer em cada horário. Existem duas aulas em cada horário.

3º: . . . Vai ser difícil escolher!

Nível de Dança a Solo

A maioria das aulas é de nível aberto, embora alguma experiência em dança a solo seja útil!

Não é necessário ter experiência, pois a maioria das aulas trará novas idéias para dançarinos experientes.  No entanto, descobrirás que é mais fácil acompanhar se fizeste/fazes algum tipo de dança solo!

Healthy Dancing Bodies

Healthy Dancing Bodies

Esta é uma aula para todos! Temos a nossa extraordinária fisioterapeuta, Joana Serranho, que nos guiará pelas práticas diárias que mantêm os nossos corpos preparados para dançar, a fim de evitar lesões.  Vamos aprender a criar uma boa rotina de aquecimento antes de dançar e uma correta rotina de alongamento para depois de dançar.

Entender um pouco da mecânica do nosso corpo e como cuidar de nossos corpos preciosos é fundamental para qualquer atividade. Queremos ser capazes de dançar por toda a vida! Então vamos cuidar do nosso lindo instrumento!

Body Isolations

Body Isolations

Esta aula é dedicada a aprender como isolar e mover diferentes partes do corpo. Com este tipo de trabalho técnico chegamos a um melhor entendimento do nosso próprio movimento – quais os músculos a activar, melhorando a consciência corporal. É um trabalho de detalhe e que pode ser benéfico independentemente de qual estilo estamos a dançar!

Floorwork

Floorwork

Estamos habituados a dançar verticalmente ou até mesmo numa posição um pouco mais baixa, mas nesta aula vamos criar uma nova relação com o chão, mudando a nossa sensação de gravidade. Vamos procurar diferentes formas de viajar entre a vertical e a horizontal, alterando a perspectiva do que nos rodeia, navegando entre cima e baixo e trabalhando para fluir suavemente entre ambos. Ao sentir diferentes partes do corpo em contacto com o chão, teremos feedback directo sobre o nosso movimento. Vamos alargar os nossos limites e desafiar o nosso corpo num novo plano!

Hip Hop

Hip Hop

Brevemente disponível!

Afro-Tribal

Afro-Tribal

O Afro-Tribal ensina-nos a tradição e cultura dos povos africanos em plena festa de ritmos, a transmissão da cultura dos antepassados e o retrato do dia-a-dia nas aldeias africanas como força de expressão dos rituais, presentes em todas as cerimónias. É desta dança que nascem muitos movimentos que são das danças vintage americanas, do House, e do Contemporâneo – movimentos que são absorvidos e transformados com base no tribal. A dança tribal é considerada uma arte pré-histórica das mais antigas do mundo. Eram feitas ao som do “Batuque”, primeiro instrumento que servia como “comunicador”. Dançadas em roda, em linha, espaço cheio, em diagonais, os movimentos resultavam em coreografias complexas, cheias de cultura e tradição, energia, e ritmo – muito ritmo!

Culture of House Dance - “Freedom in the House”

Culture of House Dance – “Freedom in the House”

Vamos (re)encontrar a sensação de dançar numa discoteca nas décadas 70 e 80, nesta altura nascia um novo estilo de música mais experimental, o House. Todas as pessoas que procuravam nas discotecas este novo estilo tinham diferentes maneiras de se moverem e diferentes culturas. O Breakdance, o Sapateado, o Jazz, o Kung-FU e a Capoeira foram alguns dos estilos que influenciaram um novo estilo de dança, o House Dance. Aproveitando cada base e essência desses estilos aprendemos alguns movimentos para entender como nos expressarmos, como a música nos faz sentir. A sensação do House Dance vive no Jack, que é o groove de assinatura do estilo.   Através do Jack faremos o elo, será uma viagem desde as origens do estilo até aos dias actuais. O House é a dança da Liberdade, cada pessoa poderá aproveitar as suas bases e o seu próprio estilo para poder deixar ser a música mover.

Samba no Pé

Samba no Pé

O nome “samba” é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.  A origem se confunde com a própria história do samba e do carnaval. Sambar no pé sempre significou liberdade e descontração. É o dançar para si próprio e com os que estão à volta.  Samba no Pé (samba de carnaval): é um estilo de samba que pode ser executado sozinho, ou acrescentado a outra formas de dançar samba como por exemplo a Gafieira. O dançarino desliza graciosamente , com uma marcação rápida com os seus pés, com muito molejo, insinuando o movimento também nas ancas, ganhando um charme próprio. Um exemplo desse estilo pode ser visto com a dança do mestre-sala (homem) e a passista (mulher).

Juggling

Juggling

Brevemente disponível!

That’s Rhythm!

Got Rhythm?

Tens ritmo? Dançar é simplesmente mover com ritmo e todos têm a capacidade rítmica no corpo, pois mesmo os nossos corações sabem… “keep the beat”! Vem descobrir a chave para libertar esse ritmo dentro de ti!  O que é ritmo “swing” e ritmo “straight”? Como é que os músicos pensam em ritmo? Como podes pôr o ritmo no corpo e deixar fluir? Explora alguns exercícios para melhorar o teu sentido de ritmo – exercícios directamente do mundo do sapateado, a dança americana mais rítmica! E verás como esta dança tem ligações a todas as danças vintage americanas.

Latin Blues

Latin Rhythms in Blues

Os ritmos africanos e latinos estiverem frequentemente conjugados na música e dança Afro-Americana.  Uma das mais conhecidas e antigas St. Louis Blues de W: C: Handy faz jus a esta mistura com a sua linha de ritmo de Habanera.

Muitas das músicas Blues têm  ritmos latinos como o ritmo da rumba ou do Cha-Cha-Cha.   Neste workshop vamos trabalhar como dançar Blues com ritmos latinos mantendo as características da dança Blues.

Jazz Out of the Box

Jazz Out of the Box

Brevemente disponível!

Battle it Out

Battle it Out

Brevemente disponível!

Horário Provisório – Sujeito a alterações

SEXTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBROSÁBADO, 17 DE NOVEMBRODOMINGO, 18 DE NOVEMBRO
WAKE UP YOUR BODY!
14:00>14:20 – Todos – Lisboa Ginásio Clube – prof a anunciar
BODY ISOLATIONS
13:30>14:30 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Mary Orchidaceae

FLOORWORK
13:30>14:30 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Cookie Orchidaceae
JUGGLING
14:30>15:30 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Bruno Henriques

GOT RHYTHM?
14:30>15:30 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Joana Serranho
HIP HOP
14:45>15:45 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Mary Orchidaceae

HOUSE
14:45>15:45 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Blue Orchidaceae
LATIN BLUES
15:45>16:45 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Carla Frade

JAZZ OUT OF THE BOX
15:45>16:45 – Intermédios+ – Lisboa Ginásio Clube – teacher TBA
AFRO-TRIBAL
16:00>17:00 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Stella Carvalho

SAMBA NO PÉ
16:00>17:00 – Nível aberto – Lisboa Ginásio Clube – Gabriel Silva
BATTLE IT OUT!
17:00>16:00 – Todos – Lisboa Ginásio Clube – profs SwSt
HEALTHY DANCING BODIES!
20:00>21:00 – Todos – Lisboa Ginásio Clube – Joana Serranho
STRETCHING AFTER DANCE
17:00>17:20 – Todos – Lisboa Ginásio Clube – prof a anunciar
STRETCHING AFTER DANCE
18:00>18:20 – Todos – Lisboa Ginásio Clube – prof a anunciar
FESTA
23:00>2:30 – Música ao vivo e DJ Abeth – sítio a anunciar
FESTA • SOLO TRAIN RHYTHM MIX
23:00>4:00 – DJ Abeth & DJ Mr. Heights – sítio a anunciar
FESTA • COME ON & DANCE
19:00>23:00 – DJ Abeth & outros a anunciar – Time Out Market Lisboa – food court